ReutersReuters

Trump escolhe o Dr. Oz da TV para administrar o Medicare e o Medicaid

point penting:
  • Oz trabalhará com Robert F. Kennedy Jr. na reforma da saúde
  • Trump tem como alvo o desperdício e a fraude no sistema de saúde
  • Medicare e Medicaid fornecem seguro para mais de 140 milhões de americanos

presidente eleito dos EUA, Donald Trump (link) disse na terça-feira que havia escolhido a personalidade da televisão e cirurgião Dr. Mehmet Oz para atuar como administrador dos Centros de Serviços Medicare e Medicaid, uma agência de amplo alcance com gastos anuais de US$ 2,6 trilhões.

Trump, que apoiou Oz em sua candidatura malsucedida na Pensilvânia para o Senado dos EUA em 2022, disse que trabalharia em estreita colaboração com Robert F. Kennedy Jr. (link), que foi nomeado para liderar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Oz disse em uma publicação no site de mídia social X que estava ansioso "para servir meu país e tornar a América saudável novamente sob" a liderança de Kennedy.

Trump disse que a dupla enfrentaria "o complexo industrial da doença e todas as horríveis doenças crônicas deixadas em seu rastro", além de cortar o que ele chamou de desperdício e fraude.

"Nosso sistema de saúde falido prejudica os americanos comuns e destrói o orçamento do nosso país", disse Trump em um comunicado.

A agência administra o Medicare, o programa federal de seguro saúde para pessoas com 65 anos ou mais e deficientes. O escritório também supervisiona o Medicaid, o programa estadual de seguro saúde para pessoas de baixa renda, que é financiado conjuntamente pelos estados e pelo governo federal. Os dois programas fornecem seguro saúde para mais de 140 milhões de americanos.

Ele também lida com grande parte da inscrição no seguro de saúde subsidiado pelo governo com base na renda sob o Affordable Care Act, também conhecido como Obamacare. Trump e outros republicanos tentaram revogar a lei anteriormente, mas agora dizem que buscam apenas reformulá-la.

É menos provável que sua nomeação cause uma reação negativa entre as empresas farmacêuticas do que a de Kennedy, um crítico ferrenho das farmacêuticas, disse o analista do BMO, Evan Seigerman.

"Embora Oz tenha sido controverso e uma personalidade notável da TV, sua posição sobre a expansão da cobertura do Medicare e o enfrentamento dos desafios de preços pode ser positiva para o setor no longo prazo", escreveu ele em uma nota.

Oz foi um comentarista regular da Fox News durante a pandemia de Covid-19 e um defensor de tratamentos não comprovados para a Covid-19, incluindo a hidroxicloroquina, um medicamento antimalárico cujo uso contra a doença também foi apoiado por Trump.

Oz desafiou as políticas do governo Biden sobre a pandemia de Covid-19 nas redes sociais, incluindo as políticas de uso de máscaras, dizendo que elas ignoravam a ciência e eram baseadas em dados ausentes.

Em 2020, ele foi um defensor da expansão dos planos Medicare Advantage, nos quais as seguradoras gerenciam os benefícios de saúde pagos pelo governo a todos os americanos que não estavam inscritos no Medicaid, em uma coluna publicada na revista Forbes.

Oz promoveu o Medicare Advantage em seu talk show diurno, que foi ao ar entre 2009 e 2022, em segmentos patrocinados por um site que vendia os planos.

As ações de todas as principais seguradoras de saúde nos EUA subiram marginalmente após a decisão, com UnitedHealth UNH, Humana HUM e Molina Healthcare MOH subindo entre 1% e 2% nas negociações após o expediente.

Trump prometeu durante sua campanha não cortar o Medicare, mas espera-se que os subsídios federais para o Medicaid expirem no final de 2025.

Depois que RFK Jr. foi nomeado para o cargo na semana passada, Oz disse à Fox News que conhecia pessoalmente o indicado para secretário do HHS. O cargo está sujeito à confirmação do Senado.

Masuk atau buat akun gratis selamanya untuk membaca berita ini

Berita lainnya dari Reuters

Berita lainnya