ReutersReuters

Estados republicanos processam BlackRock, Vanguard e State Street nos EUA por pressão climática

A BlackRock BLK, Vanguard e State Street STT foram processadas pelo Texas e outros 10 Estados norte-americanos governados por republicanos, que alegam que as grandes gestoras de ativos violaram as leis antitruste por meio de ativismo climático que reduziu a produção de carvão e aumentou os preços da energia.

A queixa apresentada na quarta-feira no tribunal federal de Tyler, no Texas, é uma das ações judiciais de maior destaque direcionadas aos esforços para promover objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG).

Os réus foram acusados de explorar seu poder de mercado e envolvimento em grupos de defesa climática para pressionar as empresas de carvão a reduzir a produção e diminuir as emissões de carbono provenientes do carvão em mais de 50% até 2030, o que teria elevado as contas de energia dos consumidores.

"Os mercados competitivos - e não os ditames de gestoras de ativos distantes - devem determinar o preço que os americanos pagam pela eletricidade", afirmaram os Estados na queixa.

Juntas, BlackRock, Vanguard e State Street têm mais de 26 trilhões de dólares em ativos sob gestão.

Em comunicado, a BlackRock disse que qualquer sugestão de que investiu em produtores de carvão para prejudicá-los é "infundada e desafia o bom senso", acrescentando que o processo "mina a reputação pró-negócios do Texas e desencoraja investimentos nas empresas das quais os consumidores dependem".

A State Street também disse nesta sexta-feira que a ação é "sem fundamento" e que investe "com foco em aumentar o valor para os acionistas." "Estamos ansiosos para apresentar os fatos por meio do processo legal", escreveu a empresa em comunicado.

A Vanguard não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.

Os 11 Estados norte-americanos também incluem Alabama, Arkansas, Indiana, Iowa, Kansas, Missouri, Montana, Nebraska, Virgínia Ocidental e Wyoming.

Há muito tempo republicanos têm explorado o uso das leis anticoncorrenciais dos Estados Unidos para combater um alegado conluio entre gestoras de investimentos para fazer avançar metas ligadas ao clima.

Por outro lado, os defensores do clima consideram a avaliação dos riscos ambientais essencial para determinar quais investimentos valem a pena.

(Por Joanthan Stempel e Jody Godoy em Nova York; reportagem adicional de Isla Binnie e Carolina Mandl)

((Tradução Redação São Paulo))

Masuk atau buat akun gratis selamanya untuk membaca berita ini

Berita lainnya dari Reuters

Berita lainnya