Money TimesMoney Times

Vale (VALE3) é disparada a ação preferida no setor de mineração e siderurgia entre 23 analistas; veja o que esperar da mineradora

A Vale (VALE3) é disparada a ação preferida no setor de mineração e siderurgia, segundo levantamento do Money Times que mapeou 23 carteiras de bancos, corretoras e casas de análise.

Para julho, a ação recebeu 13 indicações, enquanto a segunda mais indicada, a Gerdau (GGBR4), recebeu apenas quatro. O ranking é completo por Usiminas (USIM6) e CSN (CSNA3), com uma indicação cada.

Analistas da Ágora Investimentos ponderam que, após um início de ano desafiador, que levou a uma alta nas ações, a disponibilidade de fornecimento de minério de ferro melhorou nas últimas semanas.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Os analistas veem nas medidas anunciadas pela China para reparar o abalado mercado mobiliário potencial para reaquecer o mercado local e, como consequência, manter os preços do minério de ferro em níveis elevados, devido à maior demanda por aço.

“Enquanto isso, observamos que VALE3 está sendo negociada a aproximadamente 3,4xo múltiplo EV/Ebtida para 2024 (implicando um desconto de aproximadamente 27% para os pares, contra a média histórica de aproximadamente 15%). Isso não parece justo à luz do cenário que se desenha”.

O Safra segue com uma visão positiva para as ações da companhia e acreditam que a atividade econômica chinesa poderia dar suporte aos preços do minério no curto prazo. Os analistas do banco esperam que a empresa continue a gerar um fluxo de caixa sólido e manter níveis atrativos de remuneração aos acionistas.

“Adicionalmente, o prêmio de qualidade para o minério tende a se manter próximo do nível atual, devido à busca por maior eficiência e elevados padrões ambientais das siderúrgicas”.

Veja as ações mais indicadas no setor de mineração e siderurgia

EmpresaTickerIndicações
ValeVALE313
GerdauGGBR44
UsiminasUSIM61
CSNCSNA31

Levantamento

O levantamento do Money Times levou em consideração as informações das carteiras de ações divulgadas por 23 instituições.

Participaram do levantamento Ágora Investimentos, Ativa Investimentos, Andbank, Daycoval, BB Investimentos, BTG Pactual, CM Capital, EQI Research, Empiricus Research, Genial Investimentos, Guide Investimentos, Itaú BBA, Levante, MyCap, Nova Futura, Planner, PagBank, Rico, RB Investimentos, Safra, Santander, Terra Investimentos e XP Investimentos.