Quando se trata de análise técnica e mercado financeiro nunca nada será certeza, então todos os cenários são frutos de análises e também da suposição de possíveis movimentos do preço.

Hoje podemos dizer que o Ouro está em uma tendência de alta de médio prazo, pois em Novembro/22 o preço rompeu uma linha de tendência de baixa também de médio prazo, e desde o rompimento o preço fez topos e fundos ascendentes.
Porém "nem tudo que reluz é ouro" é válido mesmo na prática para o Ouro em um cenário econômico complicado e mercados fracos, tudo gira em torno de comprar no preço correto e vender no melhor preço possível, e isso é o que rege as ações dos grandes players (os mais fortes e capazes do mercado).

Este texto é voltado para àqueles que buscam uma visão de curto prazo sobre a relação Ouro vs Dólar.

Hoje devemos fazer algumas considerações sobre o Ouro, como por exemplo como irá se comportar em um cenário de crise tendo pela primeira vez um concorrente que por mais diferente que seja, segue a ideia da reserva de valor e também do ganho de valor com base na futura escassez e limite de exploração. Hoje o Bitcoin está sendo submetido ao seu primeiro "teste de crise" e já demonstrou que os investidores estão enxergando a criptomoeda como uma fuga "segura", e o sentimento do investidor quanto ao ativo é o que rege suas possibilidades de valorização.
Então quando os investidores estão negativos os preços caem e quando estão positivos os preços sobem, basicamente existe algo como uma "força natural" que faz com que quase tudo orbite esses preceitos. Então para finalizar esse pequeno adendo antes de iniciar a análise, é bastante válido ficar atento ao Ouro quanto ao Bitcoin já que são os dois ativos de maior referência no atual cenário.

Mas então, o que a análise técnica nos diz sobre o Ouro vs Dólar?

Temos alguns pontos principais a considerar:
• Preço na região da máxima histórica;
• Breve violação da linha de retorno;
• Preço afastado das médias (50D e 200D);

Como podemos ver no gráfico, o preço vem oscilando (com algumas violações temporárias) dentro de um canal de alta de médio prazo e recentemente impulsionado pelo temor da crise bancária, atingiu novos níveis de preço onde foi levado para próximo da máxima histórica e acima do topo anterior. Mantendo a palavra "cautela" em mente, como investidores não podemos sequer abrir a possibilidade de ter a emoção como base para a tomada de decisão. Então com isso é bastante interessante analisar com cuidado o ativo antes de qualquer decisão.
Sim, o Ouro tende a performar bem em cenários como o que estamos vivendo, porém existem dois momentos quando vamos investir: O momento certo e o momento errado de investir, principalmente quando operamos com um horizonte de curto prazo.

Qual é a situação hoje?

Hoje o ativo está muito próximo da sua máxima histórica assim como também está demonstrando fraqueza no próprio preço, já que há uma longa barra na direção da tendência com volume incompativelmente pequeno para ser uma barra de rompimento.
Essa mesma barra foi a responsável por levar o preço para um nível de preços mais alto, porém com o passar do tempo é possível perceber que o preço está sem forças para se manter no novo nível e está com aberturas e fechamentos mais baixos do que os anteriores e isso é também um sinal baixista.

O que considerar:
• Fraqueza no preço;
• Distância das médias;
• Movimento esticado;
• Resistência na linha de retorno do canal de alta;
• Forte resistência na máxima histórica.
• Estocástico na região de sobrecompra e caindo;
• IFR na região de sobrecompra e caindo;
• Divergências negativas tanto no IFR quanto no estocástico com relação ao preço, em ambos indicadores é possível ver que o topo mais alto do preço é representado por um topo mais baixo do que o anterior nos dois indicadores citados, sendo assim considerada como uma divergência negativa, já que é baixista.

Importante: Quando eu me refiro a "baixista" estou falando sobre o movimento corretivo do preço no curto prazo.

Todos esses são sinais que demonstram que o preço pode estar iniciando um movimento corretivo que pode fazer com que o Ouro devolva um pouco dos lucros adquiridos na euforia das notícias. E é justamente esse o papel da correção, corrigir excessos!!!
Inicialmente podemos ver uma correção do preço, pois não é muito provável que uma subida muito inclinada continue a ocorrer.
O preço já está enfraquecendo e está sendo confirmado pelos indicadores que medem o momentum do ativo, leia-se como "força ou fraqueza para continuar".

Aparentemente o momentum para cima está sendo dissipado dando espaço para um movimento corretivo, que é também o ponto de atenção para possíveis operações de exposição à alta do Ouro.
Temos uma zona que vai de 1903 até 1982 que pode ser considerada como o limite saudável para uma correção, e é nela onde devemos dar atenção para buscar sinais de reversão, marcando o final da correção e início da retomada do movimento de alta.

O preço tem reforço com algumas zonas de suporte que estão bem próximas da média de 50 dias, como:
• Retração de Fibonacci de 50%;
• Marca de 50% do canal de alta;
• Linha de tendência de alta;
• MM200D ascendente passando próximo ao suporte do canal de alta.

Isso faz com que essa zona seja reforçada como um suporte e é necessário mais empenho dos vendedores para que essa região seja perdida.

Quais os pontos de atenção?
• Suportes;
• Retrações de Fibonacci;
• Regiões de sobrevenda no Estocástico e no IFR, (desde que confirmadas pelo preço).

O que procurar?
• Candles de reversão;
• Aumento de volume e preço demonstrando entrada de compradores na negociação.

Configurações dos indicadores usados:
Estocástico: 14,5,5 com marcações em 80 e 20;
IFR: 14, com regiões de sobrecompra em: 70/60 e sobrevenda em:40/30
Médias móveis: Simples, 50 dias e 200 dias.

Resumidamente

O Ouro está em uma tendência de alta, possivelmente iniciando uma correção e é um cenário que tende a favorecer mais o Ouro, porém precisamos considerar que hoje temos o Bitcoin como um concorrente direto para o ativo. Por isso precisamos tomar nossas decisões baseadas no que o mercado está nos dizendo e não no que queremos ver.

É possível que o ativo faça uma pequena correção e continue a subir? É!!
É provável que faça uma correção? Sim, é necessário;
A correção é uma certeza? Não!!

Então sempre será uma decisão inteligente observar a movimentação e principalmente a força do preço na direção do movimento, afim de poder "surfar" o movimento e não nadar contra ele. Então lembrem-se que os indicadores devem concordar entre si e tudo deve ser confirmado pelo preço.


analisetecnicaChart PatternsdaytradingForexgoldtradingTechnical IndicatorsouropriceactionswingtradingtecnicalanalysisTrend AnalysisXAUUSD

Pernyataan Penyangkalan