Japan 225 Index

Nikkei aciona gatilho de retomada da alta

261
Análise por Matheus Lima, analista CNPI-T 7387.

No dia 7 de abril o índice da bolsa de Japão marcou um fundo a 30.350, preço que não negociava há anos! A forte queda foi causada obviamente pelo estresse generalizado oriundo das tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump, logo, o JP225 não ficou de fora desse pessimismo.
Acontece que, deste ponto em diante, o preço iniciou uma ascensão que perdura até os dias de hoje com tendência clara de alta e pontos de suporte e resistência bem definidos.

O MOMENTO ATUAL:

A última grande alta relevante aconteceu no final do mês de junho (23 a 29), em que o preço marcou um fundo a 38.034 e sua máxima no topo a 40.855. Dali pra frente o preço fez uma movimentação corretiva, onde estacionou praticamente por um mês inteiro dentro das regiões negociáveis de retração de fibonacci. (38,2% - 39.111) e (61,8% - 39.777).

O GATILHO DE CONTINUAÇÃO:

Após todos esses dias sem uma micro tendência clara, somente andando de lado em uma consolidação, o preço finalmente se manifestou a favor da tendência primária de alta mencionada desde abril deste mesmo ano.
No pregão da noite de 21 de julho, a abertura da sessão japonesa as 21h trouxe uma volatilidade que despertou o interesse dos compradores, formando um candle positivo com uma amplitude fora do comum, superando topos anteriores e ultrapassando o patamar das regiões de retração de fibonacci.

AS MÉDIAS:

Sabemos que em mercados laterais, não se deve olhar para médias móveis, pois neste tipo de mercado, elas se tornam um emaranhado de linhas que não apontam para lugar algum, entretanto a combinação recente de micro topos e fundos ja apontando para o alto, trazem um pouco de significado para as médias que ja se inclinam para cima.

O RISCO/RETORNO:

Partindo do princípio que este movimento teve início saindo das médias exponenciais de 50 e 200 (do H1), um cenário em que o preço volte a negociar abaixo do fundo formado acima delas (39.628) ja começaria a causar preocupação no trader comprado, mas um patamar que definitivamente colocaria toda a análise na lixeira, seria a perda do fundo menor desta correção em 38,2% de fibonacci no (39.123) deixado em 16 de julho, pois estaria não somente perdendo este preço, mas também começando a negociar abaixo da EMA de 200 do H4.

A PROJEÇÃO:

O princípio da geometria de mercado é fundamental para a delimitação de alvos coesos e realistas para esse tipo de operação, pois representa uma amplitude que ja aconteceu, e pode facilmente ser replicada a favor do movimento maior, ou seja, projetando a mesma distância da alta anteriormente mencionada, que teve sua amplitude marcada pela ferramenta "retração de fibonacci", para cima partindo do seu fundo menor em 39.111, é possível encontrarmos o preço 41.951 como um preço de possível "objetivo".

Pernyataan Penyangkalan

Informasi dan publikasi ini tidak dimaksudkan, dan bukan merupakan, saran atau rekomendasi keuangan, investasi, trading, atau jenis lainnya yang diberikan atau didukung oleh TradingView. Baca selengkapnya di Ketentuan Penggunaan.