IBOV SEMANAL – NOVA TENDÊNCIA DE ALTA COM CARA DE PULLBACK

#ibovespa #b3 #análisesemanal #análisegráfica #bolsadevalores

O Ibovespa fechou a semana em alta de +0,55%, a 103.164,69 pontos.

Esta semana tivemos a confirmação da reversão de tendência de alta no gráfico diário:

cuplikan

Podemos identificar o padrão gráfico “Bandeira de Reversão de Alta”, em que se formou em uma região de suporte significativo (região entre os 93.386,55 pontos e 100.074,61 pontos). Vimos, no dia 25, o Índice romper a linha superior da bandeira, bem como romper a linha de resistência dos 100.074,61 pontos. Com isso podemos projetar o Ibovespa ao alvo de 113.946,31 pontos, mas para que essa projeção possa ser alcançada será necessário romper a LTB (Linha de Tendência de Baixa – linha branca descendente do gráfico diário), romper a resistência dos 107.319,15 pontos e romper a MMA-200.

Outro fato de suma importância é que a retomada da tendência de alta, formada inicialmente no gráfico diário, para ter uma melhor performance, deve evoluir para o gráfico semanal, ou seja, ter grandes candles verdes ao longo das próximas semanas, como foi formada nesta última semana.

Lembrando que a tendência predominante, por enquanto, é a de baixa, confirmada, inicialmente, pelo terceiro toque na LTB, no gráfico diário, no candle do dia 29 tendo uma grande sombra superior, parecendo ser um candle “Estrela Cadente”, ou seja continuação da tendência de baixa; no gráfico semanal com a identificação dos padrões gráficos “Cunha Ascendente de Baixa” e “Ombro-Cabeça-Ombro”, da mesma forma da leitura do rompimento da MMA-200 pela MMA-9. No entanto, já se observa o IFR rompendo sua média para cima, nos mostrando que a retomada da tendência de alta, no gráfico diário, já tem força para mostrar no gráfico semanal.

E a reversão da tendência de alta no gráfico diário pode ser também interpretado como um pullback, ou seja, um repique de alta dentro de uma forte tendência de baixa mais alongada no tempo do gráfico.

Nesta última semana também tivemos o fechamento do gráfico mensal.

cuplikan

Apesar do mês de julho fechar no positivo, registrou uma mínima menor do que as mínimas anteriores, da mesma forma que registrou uma máxima menor do que as anteriores, levando a crer na continuidade da tendência de baixa.

O candle mensal de julho é o primeiro a estar totalmente abaixo da MMA-9, nos últimos seis meses, bem como o IFR estar abaixo de sua média e ainda na região de pré-sobrevenda.

Portanto, se houver realmente uma retomada da tendência de alta, veremos a continuidade da alta no gráfico diário e uma evolução no gráfico semanal, registrando, pois, uma nova alta no mês de agosto. Entretanto, é importante salientar que a tendência predominante, por enquanto, é de baixa.

Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!
Chart PatternsTechnical IndicatorsTrend Analysis

Juga di:

Pernyataan Penyangkalan