Estamos passando por um momento marcante na economia global. Tal cenário acontece em décadas ou até séculos. Para ser franco, a última vez que aconteceu algo semelhante foi no crash econômico de 1929, onde houve uma correção de 44% em 22 dias.
É certo que o mercado corrige de tempos em temos de forma cíclica, porém não em tal velocidade de correção e com alta volatilidade como aconteceu nesse últimos 26 dias, como mostra o gráfico do Dow Jones abaixo.
Foi uma correção acentuada de 32% em 26 dias e provavelmente este pode ser apenas um fundo intermediário.
A última grande depressão econômica, como todos sabem, foi em 2008. Naquele cenário a bolsa de Nova York corrigiu 54% em 505 dias. Quase um ano! Nesta correção de 2020 o mercado corrigiu quase a metade desse número em apenas 26 dias.
Em 2008 a correção foi feita aos poucos, com correções leves, dando oportunidade aos players de entrar e sair de posições. Esta correção de 2020 foi tão acentuada que ficou muito difícil de os investidores localizar um bom time de entrada e saída das posições.
Claro, em 2008 era outro momento. Hoje, com os meios de comunicação cada vez mais veloz, a notícia do coronavírus se espalhou de forma tão rápida que houve um reflexo dessa velocidade nos gráficos do mercado.
Apenas na semana passada a Bovespa fez 4 circuit breakers! Algo histórico.
Atualmente o Ibovespa está testando um suporte próximo aos 70 mil pontos, que é um importante suporte próximo a uma zona de correção. Caso os preços entre dentro da zona a baixo dos 70 mil pontos, o esperado é que ele permaneça nesta zona de correção por muito tempo, como mostra o gráfico a baixo.
Porém, como estamos em um cenário totalmente inédito, esta análise é apenas uma especulação, pois tal cenário é novidade para todos. Não temos uma base de comparação anterior para se calcular uma margem de acerto do que irá acontecer.
Nem mesmo podemos comparar o atual momento com o momento de 1929. Os gráficos são semelhantes, mas os cenários econômicos são diferentes. Hoje temos tecnologias e diversos meios de recuperação da economia.
O que aconteceu depois de 1929?
O mercado fez um leve repique de alguns meses, porém não consegue subir mais e começa a recuar e acontece o segundo ciclo de queda que dura até 1932 e posteriormente chega ao fundo. Neste tempo, o mercado se desvalorizou aproximadamente 90%.
O que todos os analistas estão de acordo é que demorará muito tempo para que tenhamos uma recuperação saudável da economia. Os bancos centrais estão fazendo o máximo para conter tal crash, injetando volatilidade nas bolsas. Porém, mesmo com isso ainda não foi o suficiente.
Este é o momento de investir com saberia para não ser sulgado pela crise. Procurar investimentos seguros de baixo risco para alocar o capital. Além disso, é uma ótima oportunidade de aprendizagem.
Informasi dan publikasi tidak dimaksudkan untuk menjadi, dan bukan merupakan saran keuangan, investasi, perdagangan, atau rekomendasi lainnya yang diberikan atau didukung oleh TradingView. Baca selengkapnya di Persyaratan Penggunaan.