No fechamento do gráfico mensal, deste mês de janeiro de 2023, temos os últimos dois meses formando o candlestick “Martelo”, acima da MMA-10, reafirmando a manutenção da tendência de alta no longo prazo, destacado por meio da LTA (Linha de Tendência de Alta) primária e secundária (linhas brancas do gráfico).
Agora, vendo o price action de abril de 2022 até janeiro de 2023, podemos perceber o padrão gráfico “Topo Duplo” em formação, sob a máxima de 121.628,22 pontos e a mínima de 95.266,94 pontos.
Ao pegarmos o price action dos meses de março de 2021 até janeiro de 2023, vemos um canal descendente que, somada à forte tendência de alta que se iniciou a partir de março de 2020 (na mínima em 61.690,53 pontos) até a máxima de junho de 2021 (aos 131,190,30 pontos), pode-se observar o padrão gráfico “Bandeira Descendente de Alta” também em formação. Ainda mais que no mês de dezembro de 2022 houve praticamente o terceiro toque na LTA, confirmando a forte tendência de alta para o longo prazo.
Entretanto, só saberemos qual é o padrão gráfico predominante quando houver o efetivo rompimento de suas linhas de tendência (zonas de breakout). Por enquanto, ao menos no gráfico mensal, vê-se uma grande zona de indefinição entre os 121mil pontos (zona de resistência) e 95mil pontos (zona de suporte). E o ápice dessa zona de indefinição aparenta estar ancorado no mês de outubro de 2023.
GRÁFICO DIÁRIO: Quanto ao gráfico diário (gráfico desta publicação), o price action do Índice Bovespa entrou em tendência de baixa, confirmando os padrões gráficos de reversão de tendência identificados – padrão “Cunha Ascendente de Baixa” e candlestick “Estrela da Noite” do dia 26/01 –, bem como a zona significativa de resistência na região dos 114mil pontos.
No entanto, esta nova tendência de baixa já encontra os principais pontos de suporte, sendo eles: MMA-200 (linha que tem sido historicamente utilizada como suporte); o ápice do triângulo simétrico (ou seja, houve o rompimento da linha superior do triângulo, o índice subiu, mas retrocede até o ápice, como Pullback, para em seguida continuar subindo, ao menos em teoria); e a LTA secundária (linha branca do gráfico) que é trazida do gráfico mensal.
Portanto, a tendência de baixa do curto prazo tem como principal desafio o rompimento desses principais pontos de suporte, tendo como projeção máxima a região dos 103mil pontos. E a tendência de alta, identificada no longo prazo (gráfico mensal) tem por desafio a manutenção da LTA secundária.
Informasi dan publikasi tidak dimaksudkan untuk menjadi, dan bukan merupakan saran keuangan, investasi, perdagangan, atau rekomendasi lainnya yang diberikan atau didukung oleh TradingView. Baca selengkapnya di Persyaratan Penggunaan.