Há uma grande pressão via narrativa e mobilização na mídia contra o aumento de juros. Tanto no Brasil quanto no exterior. Usam o juros altos como desculpa para os problemas enfrentados por algumas empresas. A verdade é que o sistema é viciado em dinheiro barato e está em abstinência e os problemas a causa foi má gestão. Melhor exemplo disso é o caso do Credit Suisse.
Desde 2020 Credit Suisse teve diversos presidentes e CEOs . O banco se envolveu em diversos escândalos como espionar ex-funcionário e foi condenado por não impedir a lavagem de dinheiro por uma gangue búlgara de tráfico de cocaína. Também perdeu 5,5 bilhões de dólares com a derrocada do Archegos Capital em 2021 e além dos problemas com a Greensill Capital.
Então não foram os juros que fizeram o Credit Suisse chegar na situação de ser "comprado" pelo UBS e sim problemas internos de condução dos negócios (para não dizer até atividades ilegais). Aliás o UBS foi outra banco suíço que teve que ser socorrido anteriormente devido a diversos problemas de condução dos seus negócios.
Negócios bem conduzidos e sérios dificilmente vão sucumbir a um aumento de juros. Cuidado com as narrativas, grande parte do mercado financeiro não gosta de juros altos, ele é um concorrente direto na captação de recursos.
Informasi dan publikasi tidak dimaksudkan untuk menjadi, dan bukan merupakan saran keuangan, investasi, perdagangan, atau rekomendasi lainnya yang diberikan atau didukung oleh TradingView. Baca selengkapnya di Persyaratan Penggunaan.