Para analisar o gráfico mensal do Bitcoin, primeiramente, gostaria de relembrar um dos pontos básicos da Teoria de Dow:
4. Volume convergente: quando o mercado mudar a tendência, haverá um aumento expressivo no volume das negociações. Dow acreditava que volumes menores eram apenas algum vendedor ou comprador agressivo, e que para mudar uma tendência precisava que um bom volume confirmasse. Enquanto não houver um volume alto confirmando a mudança de tendência, vale a tendência anterior.
6. A tendência é vigente até que seja substituída por outra oposta: até que os índices se confirmem, considera-se que a tendência antiga segue em vigor, apesar dos sinais aparentes de mudança. Este princípio procura evitar a prematura troca de posição (comprada ou vendida).
Como vocês podem ver no gráfico mensal do Bitcoin, tivemos volumes de negociações muito altas, conforme os vendedores empurravam o preço para baixo. Seguindo a teoria de Dow, podemos estar próximos de reverter a tendência, pois estamos vendo o esgotamento da força vendedora e a dificuldade de continuarem no controle do mercado. Após isso, tivemos um pivô de alta no semanal e também o rompimento da máxima no candle que gerou o fundo no mensal, o que gerou mais confiança para os compradores. É perceptível que os gráficos menores ou os fractais menores do Bitcoin estejam trabalhando para obedecer a hierarquia e, como já formaram o fundo descendente do mensal, agora trabalham para formar o topo descendente. Quando esse topo for formado, poderá buscar um fundo ascendente que, caso confirmado, poderá construir o pivô de alta para, assim, de fato, reverter a tendência e entrarmos em um bull market. Ou então esse topo descendentetambém poderá continuar com a tendência de baixa e assim buscaremos novas mínimas. São várias as possibilidades, mas a única certeza que temos é que ainda não revertemos a tendência de baixa no mensal e, conforme Dow pontuou, uma tendência é vigente até que seja substituída por outra oposta, apesar dos sinais aparentes de mudança.
Agora, algo que me deixou preocupado nessa busca pelo topo descendente no mensal é que os compradores também exerceram muita força nas velas de alta, conforme o preço avançava em direção às EMAS 12 e 26. Isso me despertou um alerta, se realmente os vendedores estivessem exaustos, os compradores não iriam precisar de tanto esforço para subirem os preços. E mesmo se os ursos não estivessem exaustos, não tivemos uma continuação de alta para que despertasse a confiança dos touros mais conservadores. Como vimos, já temos praticamente o topo descendente formado no mensal, pois rompemos a mínima do candle que gerou o topo do mensal. E no gráfico semanal, quebramos uma estrutura de alta. O que gera outra bandeira vermelha é o tamanho do repique dos touros na correção da tendência de baixa no mensal, menos que 1/3 da pernada de baixa, o que foi pouco comparado ao esforço que fizeram, e também não conseguiram nem enfrentar com dignidade a região das emas e já recuaram, e isso acende o alerta: Poderemos realmente ver o Bitcoin ir em busca de novas mínimas no mensal?
GRÁFICO SEMANAL
No gráfico semanal, tivemos um candle de exaustão compradora que não deu continuidade à alta. Assim, os ursos conseguiram derrubar o preço mesmo com volume descendente, demonstrando certa facilidade em romper a região de 21300, que ainda tinha as EMAs 12 e 26 como suporte dinâmico. Com isso, quebramos a estrutura de alta no semanal, como era esperado na minha análise anterior. Agora, o mercado vai em busca de encontrar o seu fundo descendente no semanal para então construir o pivô de baixa, que fornecerá a confirmação da estrutura de baixa.
GRÁFICO DIÁRIO
No gráfico diário, a tendência de baixa vem ocorrendo já há algum tempo, e rompemos a bandeira de baixa que eu havia também analisado na análise anterior. Vemos agora que o preço se encontra um pouco distante das EMAs, o que pode dar menos segurança para mais rompimentos de baixa. O que mais chama a atenção é o alto volume conforme os vendedores derrubam os preços e o RSI em sobrevenda, sinalizando que os touros podem estar prestes a reagirem novamente e que o fundo descendente no diário pode estar se formando na região dos 19k-20k para assim começar a possível reversão de alta que poderá trabalhar para a construção do fundo nos fractais maiores. No entanto, até o momento em que essa análise estava sendo feita, os touros ainda não pareciam ter reagido à altura do volume exercido, e o preço ainda está formando um candle de indecisão, indicando dúvida no mercado.
GRÁFICO DE 4 HORAS
No gráfico de 4 horas, o Bitcoin está em busca de um topo ascendente após ter formado o seu fundo ascendente para assim formar um pivô de alta que confirmará o fundo no diário. No entanto, o preço vem se arrastando com dificuldade, sofrendo rejeição e demonstrando certa fragilidade conforme avança em direção às EMAs 12 e 26. Caso o preço consiga romper esse pivô de alta e vencer a região das EMAs, sairemos de uma possível formação de bandeira de baixa. Agora, caso o preço não consiga romper essa região ou forme topos sem continuação de alta, a tendência é que tenhamos uma bandeira de baixa que, caso rompida, fará com que o preço busque novas mínimas mais baixas no gráfico do Bitcoin.
Informasi dan publikasi tidak dimaksudkan untuk menjadi, dan bukan merupakan saran keuangan, investasi, perdagangan, atau rekomendasi lainnya yang diberikan atau didukung oleh TradingView. Baca selengkapnya di Persyaratan Penggunaan.