EMPREENDEDORES TRANSFORMAM O MUNDO

Os empreendedores tem o que eu chamo de “inteligência prática”. Se trata da habilidade de identificar e se dedicar ao que realmente importa. Muitos se perdem em muita teoria e outros a negligenciam. O Empreendedor alcança o equilíbrio entre elas.

Empreendedores não são apenas pessoas que possuem negócios. Há centenas de áreas empreendedoras, que a priori não são classificadas como tal. Ser empreendedor não necessariamente é sinônimo de ser empresário.

Entre tantas atividades empreendedoras encontramos os escritores, cientistas das mais diversas áreas, artistas plásticos, professores e líderes, seja de grandes empresas ou até de associações de bairro.

Veja que no primeiro parágrafo eu disse que empreendedorismo se trata de uma habilidade. Isso quer dizer que ela pode ser aprendida e aperfeiçoada por qualquer um. Basta ter motivação para tal.

O empreendedor é, por natureza, um curioso, pesquisador, leitor ávido, corajoso, desbrava áreas e resolve problemas ainda insolúveis. Procura entender as pessoas, têm a mente aberta para aprender mais do mundo e de si mesmo.

Encara a vida com humildade, sabendo que por mais que estude ainda sabe pouco. Se dedica mais que os outros e não possui ganância por bens materiais. Seu prazer é construir um legado, mesmo que seja no anonimato.

Sabe, que para alcançar a maestria é preciso anos e anos de dedicação e determinação diante dos problemas. Não se cansa de aperfeiçoar-se constantemente. Seus finais de semana e feriados são dedicados a obras de longo prazo.

Imagine se não tivéssemos empreendedores como Antônio Houaiss, grande filólogo e lexicógrafo brasileiro, que se dedicou durante anos na criação de um dicionário e de duas enciclopédias.

Imagine se não tivesse existido Ivo Pitanguy, pioneiro das cirurgias plásticas no Brasil, criador de métodos inovadores, que se dedicou a construir um legado para a medicina, ciência tão complexa e essencial em nossas vidas.

Empreendedores transformam o mundo num lugar melhor para se viver. Sem eles não haveria progresso. É um dos ofícios mais árduos a que se possa dedicar, mas é o que permite ter uma vida que vale a pena ser vivida.

Renan Antunes
alemdaanalisetecnicaalemdaatBeyond Technical Analysisempreendedoresempreendedorismoempreender

Juga di:

Publikasi terkait

Pernyataan Penyangkalan